domingo, 29 de agosto de 2010
Natureza da Gente: Vegetação do Nordeste
A Vegetação da região Nordeste do Brasil
A Região Nordeste possui uma vegetação muito rica e diversificada, possui ainda uma fauna e flora exuberante.
Os principais destaques da vegetação Nordestina são:
Mata Atlântica – essa mata também conhecida como Floresta tropical úmida de encosta, é caracterizada por possuir grande umidade. Originalmente se estendia do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, porém por causa dos desmatamentos, apenas 5% da sua vegetação original ainda existe. O processo de extração do pau-brasil começou na Mata Atlântica.
A Mata Atlântica faz parte da Zona da Mata Costeira e no sul da Bahia e norte do Espírito Santo é conhecida também como Hiléia Baiana e Mata dos Tabuleiros.
Suas arvores chegam a alcançar 15 e 20m de altura nas áreas mais densas dessa mata. As principais espécies da Mata Costeira são: pindoba, embaúba, pau d'alho, azeitona-da-mata, visgueiro, sapucaia, ingá e pau d'arco.
Na area chamada de Hiléia Baiana, localizada no estado da Bahia, a vegetação é rica em madeira de lei, , como o jacarandá, a maçaranduba, o jatobá, o cedro, a cerejeira e o jequitibá. Nesta região, as árvores chegam a atingir mais de 30 metros de altura.
Mata dos Cocais – essa formação vegetal é uma formação de transição entre os climas semi-árido, equatorial e tropical. Babaçu e Carnaúba são as principais espécies dessa mata. A Mata dos Cocais abrange os estado do Maranhão e do Piauí, além de parte do Ceará e o Tocantins.
Cerrado – 25% do território brasileiro é ocupado pela vegetação de cerrado, na Região Nordeste sua abrangência dá-se apenas nos estados do Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia.
Esse tipo de vegetação está relacionado ao clima quente, semi úmido onde há ausência de chuva de cinco a seis meses.
O cerrado tem como características arvores de baixo porte, com galhos retorcidos, coberto por gramíneas no chão, além de um solo com acidez alta. As copas das árvores e arbustos do cerrado são abertas, permitindo a passagem de luz aos extratos herbáceos.
As principais espécies típicas do serrado são: faveira, mangaba, pequi, araçá, babaçu, ipê-branco e carnaúba.
Caatinga – a caatinga é também chamada de Sertão, Carrasco e Seridó, apresenta muitas variações na região, tais como: caatinga seca e agrupada, caatinga seca e esparsa, caatinga arbustiva densa, caatinga das serras, caatinga da Chapada do Moxotó, além da caatinga do Litoral
Tem como principais espécies o pereiro, a aroeira, o aveloz e as cactáceas, formada por vegetais de regiões secas, é uma vegetação tipicamente sertaneja.
Matas Ciliares e Vegetação Litorânea – As matas ciliares são pequenas florestas que acompanham as margens dos rios, funcionam como proteção para os rios e mares. São comuns em regiões de cerrada, essa mata também conhecida como matas-galerias, encontra-se também na Zona da Mata.
Os mangues podem ser classificados como um tipo de vegetação litorânea, local de moradia e reprodução dos caranguejos é um ecossistema muito rico e importante para preservação de rios e lagoas. As restingas e dunas também podem ser incluídas como vegetação litorânea, na Região Nordeste as duas são cenários bem conhecidos e procurado por turistas.
Mangue – quase todas as regiões com extensão litorânea tropical do mundo têm o mangue em sua vegetação. A vegetação de mangue se desenvolve sob a ação das marés e água salgada, em solos de pequena declividade. Sua característica não varia muito entre as regiões as quais incidem, porém a altura de suas arvores sim. No Maranhão e no litoral norte, as espécies alcançam porte bem mais elevado, formando verdadeiras florestas.
As principais espécies representativas do mangue são: o mangue vermelho, o mangue siriuba e o mangue branco.
Vegetação de praias, dunas e restingas – as diversas vegetações que ocorrem nos litorais arenosos incluem-se nessa categoria. Os ventos marinhos carregados de sal incidem diretamente sobre a vegetação de praia e as dunas, essa combinação junto a água do mar e às areias conferem a esse tipo de vegetação características singulares.
As principais espécies vegetais encontradas nessas áreas são: o capim-da-areia, o alecrim-da-praia, a pimenteira, a grama-da-praia e o capim-paraturá.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
mto bom!!! me ajudou no meu trabalho de escola!
ResponderExcluirbejos,
♥Nati♥